O câncer de mama é a doença maligna que mais acomete as mulheres. Quando diagnosticado em estágios precoces, a chance de cura será maior que 90%. Entretanto, Independente do sucesso do tratamento, a doença acarreta um impacto importante na vida das pessoas devido a influência no ambiente familiar e na sociedade em geral, devido aos custos e força de trabalho.
A mídia sempre teve interesse no tema câncer. O Jimmy Fund, criado em Boston na década de 1940 com o intuito de captar recursos para pesquisas sobre o câncer, já teve, naquela época, atenção especial da mídia, incluindo radio e TV. Com a industria cinematográfica não foi diferente: diversos filmes foram produzidos ao longo dos anos. Esses filmes chamaram atenção acerca da doença, pois trazem lições de vida, reflexões sobre nosso papel na prevenção, tratamento e na vida após o câncer. Alguns reais, outro fictícios, estas películas conseguem retratar, pelo menos parcialmente, a importância do assunto.
Talvez um dos fatos mais surpreendentes na história do cinema não tenha sido propriamente um filme, mas o anúncio da retirada profilática das mamas pela atriz Angelina Jolie: o reflexo disso foi o aumento das cirurgias profiláticas em todo mundo.
Estes fatos e filmes indubitavelmente tem o poder de influenciar as pessoas ao redor do mundo, principalmente porque pacientes e familiares acabam tracando um paralelo com sua trajetória.
Seguem algumas sugestões de filmes sobre câncer para ver neste outubro rosa.
- Lado a Lado.
No elenco, a presença de Susan Sarandon, Julia Roberts e Ed Harris. Em resumo, trata-se do aparecimento do câncer de mama em mulher divorciada que tem de vivenciar um relacionamento novo do ex-marido e filhos, tendo ao mesmo tempo que conviver com a doença e tratamento. Produzido em 1998. - Uma chance para viver.
Esta é a história real de um pesquisador que descobriu uma nova droga que teve impacto significante em um tipo agressivo de câncer de mama. Esta terapia mudou a história natural deste subtipo específico, sendo um exemplo de sucesso do tratamento medicamentoso. Produzido em 2008. - Um Golpe do Destino.
Não é sobre câncer de mama especificamente: trata-se de um médico renomado que tratava seus pacientes friamente até diagnosticar um câncer de laringe e se tornar paciente. Willian Hurt faz o papel principal. - Já Estou com Saudades.
O filme trata da amizade de duas amigas desde a infância. Uma delas tem diagnóstico de câncer de mama no momento que a outra está gravida. Produção de 2015. - O Imperador de Todos os Males.
Não é um filme, mas um documentário baseado em um livro de mesmo nome que descreve a trajetória do câncer desde muitos anos atrás até a atualidade, como se fosse uma biografia da doença.
Vale salientar que apesar de bom entretenimento, estes filmes não refletem obrigatoriamente nossa opinião e talvez não seja unanimidade para todos que venham assisti-los.
- Dr. Francisco Pimentel Cavalcante > Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
- Dr. Eduardo Millen > Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
- Dr. Felipe Zerwes > Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
- Dr. Guilherme Novita > São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
- Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho > Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
- Dr. João Henrique Penna Reis > Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791