- Sala de recuperação: algumas pacientes precisam ficar algumas horas na sala de recuperação anestésica (ou até mesmo na unidade de terapia intensiva ou semi-intensiva). Nestes setores, você estará recebendo todos os cuidados necessários para que o seu restabelecimento seja mais rápido. Converse com seu médico sobre isso.
- Dieta: a dieta será liberada logo após o fim da cirurgia, quando você estiver bem acordada. No começo, prefira alimentos leves e coma lentamente.
- Dor: É normal que você sinta algumas dores no pós-operatório. Existem vários medicamentos que ajudarão a tolerar melhor estas dores. Caso a dor esteja muito forte, ou te impeça de se movimentar normalmente, mesmo com estas medicações, avise a equipe de enfermagem (durante a internação) ou a equipe de cirurgia (após a alta).
- Drenos: algumas vezes será necessário utilizar drenos por alguns dias no local operado. Os drenos são muito úteis porque ajudam a remover as secreções que se formam no local da cirurgia e isto ajuda na recuperação. ATENÇÃO: o vácuo do dreno precisa ser sempre mantido e você deve anotar a quantidade de líquido que é retirado. Peça informações às enfermeiras sobre como cuidar do dreno em casa.
- Posição no leito:
- Assim que possível, tente sentar no leito com o tronco o mais reto possível, se preciso com a ajuda de travesseiros. Esta posição facilita muito o trabalho dos seus pulmões.
- Enquanto estiver deitada, coloque travesseiros embaixo das mãos, para mantê-las elevadas.
- Evite sentar ou deitar com as pernas cruzadas, pois esta posição torna o fluxo sanguíneo um pouco mais lento, aumentando o risco de formação de trombos (sangue coagulado dentro dos vasos) nas veias das pernas.
- Movimentação fora do leito:
- A movimentação fora do leito lhe ajudará a se recuperar mais rápido, além de prevenir complicações.
- ATENÇÃO: sempre peça ajuda para levantar da cama! É normal que muitas pacientes apresentem hipotensão nas primeiras vezes que se levantam após a cirurgia.
- Quando a equipe de enfermagem (ou seu médico) autorizar, você poderá se levantar do leito. O ideal é ficar um pouco sentada na cama, depois sentar-se numa cadeira e permanecer algum tempo sentada antes de começar a caminhar (ATENÇÃO: sempre com a ajuda de alguém).
- Para ajudar a prevenir pneumonia, problemas respiratórios e formação de trombos, faça os exercícios como os demonstrados a seguir. Antes de iniciá-los, pergunte ao seu médico ou enfermeiro se você já está em condições de fazê-los.
Exercício de tosse e respiração profunda
- Relaxe os ombros
- Abrace seu travesseiro
- Encha o peito de ar pelo nariz com a boca fechada
- Solte o ar lentamente pela boca e tente tossir.
Repita estes movimentos, pelo menos, duas a seis vezes ao dia.
Exercício para as pernas
Flexão dos pés (fazer deitado)
- Mantenha as pernas esticadas.
- Dobre os pés para cima e para baixo lentamente.
- Faça 15 movimentos com cada pé.
Rotação dos pés (fazer deitado)
- Rode os pés descrevendo círculos com a ponta dos dedos.
- Faça 10 círculos com cada pé.
Repita os exercícios, pelo menos, seis vezes ao dia.
Autores:
- Dr. Guilherme Novita > São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
- Dr. Eduardo Millen > Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
- Dr. Felipe Zerwes > Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
- Dr. Francisco Pimentel Cavalcante > Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
- Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho > Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
- Dr. João Henrique Penna Reis > Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.79