A mamografia é o principal exame para o diagnóstico do câncer de mama. É uma radiografia de alta resolução que, apesar de um pouco desconfortável pela compressão das mamas, é rápida e bastante segura.
Existe algum preparo específico para a mamografia?
Não há preparo específico para a mamografia, porém não se deve passar creme, talco ou desodorante nas mamas e axilas no dia do exame. Isso porque esses produtos podem deixar resíduos na pele que prejudicam a avaliação do exame.
É interessante não realizar a mamografia nos dias em que as mamas ficam mais sensíveis, como geralmente acontece no período pré-menstrual.
Recomendações importantes para a mamografia
A comparação e a correlação das imagens são essenciais para um diagnóstico mais acurado. Então, sempre leve no dia do seu exame as mamografias, ultrassonografias e biópsias anteriormente realizadas.
Também é bastante importante permanecer imóvel durante a aquisição das imagens e permitir que a técnica comprima bem as mamas. Dessa forma, a qualidade do exame ficará adequada para a avaliação.
Conclusão
Foram diagnosticados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a mamografia é o único método demonstrado para redução da mortalidade por esta doença. O ponto-chave para a cura é o diagnóstico precoce. Portanto, não tenha medo e não espere ter sintomas para fazer sua mamografia.
—
Texto escrito por:
Dra. Monica Akahoshi Rudner
Médica radiologista do Grupo Fleury, Hospital Moriah e Rede Prevent Senior em São Paulo