Como você já deve saber, o BI-RADS™ é um sistema de classificação mundialmente utilizado para padronizar os laudos das diversas modalidades de exames de imagem da mama, seja a mamografia, ultrassom ou ressonância magnética, estabelecendo na conclusão do exame uma categoria numérica mundialmente conhecida, seguida de uma recomendação de conduta específica para cada uma delas.
O que é a Categoria 3 BI-RADS™?
A Categoria 3 BI-RADS™ indica que houve um achado provavelmente benigno no exame de imagem. Para este achado, há uma probabilidade estatística de 98% de benignidade e será recomendado um controle em intervalo mais curto que o usual, geralmente em 6 meses.
Este intervalo é recomendado para que se possa avaliar qualquer alteração do achado, seja o aumento das suas dimensões nos casos de nódulos ou progressão do número em casos de calcificações.
Existem várias alterações que podem ser classificadas como Categoria 3 BI-RADS, entre as mais comuns estão as calcificações, nódulos, as assimetrias e alguns tipos de cistos.
Como é realizada a avaliação?
Será imprescindível a avaliação conjunta e comparativa com exames anteriores, pois é através dessa comparação que poderemos estabelecer se houve alguma modificação ao longo do tempo ou se o achado permaneceu estável.
Portanto, lembre-se sempre de levar os seus exames anteriores quando for realizar a sua mamografia ou ultrassom das mamas.
Agora você já sabe que as alterações Categoria 3 BI-RADS representam, em sua vasta maioria, alterações benignas. Uma vez encontradas nos exames de rotina, deverão ser acompanhadas através dos exames de imagem em um intervalo de aproximadamente 6 meses, para controle da sua evolução.
—
Texto escrito por:
Dra. Ana Rachel Albuquerque de Moura Leite
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Médica Radiologista do INSTITUTO ORIZONTI – Casa Delas Brest Center, Clínica AXIAL – Belo Horizonte e Clínica CEDUS – Belo Horizonte.
Contato: [email protected]