Skip to main content
search

    O agulhamento de lesão mamária consiste na colocação de uma agulha metálica semi-rígida na mama para determinar a localização de uma lesão, que será retirada posteriormente por meio de cirurgia. Isso permite ao mastologista acessar a lesão durante o procedimento cirúrgico.

    Realizado mais frequentemente em ambiente hospitalar e geralmente no próprio dia da cirurgia, o agulhamento é usado em situações em que se planeja realizar uma cirurgia conservadora, com retirada de apenas uma porção da mama. Seu objetivo principal, em última instância, é garantir que a porção da mama retirada na cirurgia inclua a lesão de interesse.

    Por que o agulhamento de lesão mamária é necessária?

    As lesões mamárias, incluindo o câncer de mama e precursores cancerígenos, muitas vezes consistem de alterações muito pequenas que se expressam como microcalcificações na mamografia ou diminutos nódulos não palpáveis na ultrassonografia de mamas. Durante o ato cirúrgico, portanto, dificilmente seria possível identificar tais alterações a olho nu, tornando- se necessária a sua adequada marcação pré-cirúrgica. O agulhamento mamário é uma das principais formas de realização deste tipo de marcação.

    Quem faz o agulhamento?

    Este procedimento deve ser realizado por profissional habilitado, especialista em imagem da mama, geralmente um médico radiologista ou mastologista.

    E como é feito o agulhamento de lesão mamária?

    É um procedimento bastante simples, o agulhamento é realizado em uma sala de exame comum, sem a necessidade de sedativos ou anestésicos sistêmicos. Após adequado estudo da posição da lesão, a agulha é introduzida na mama através da pele (após realização de anestesia cutânea local), de forma que a extremidade distal da agulha, com morfologia em garra, fique próxima ou no interior da lesão a ser retirada na cirurgia, e sua extremidade proximal permaneça fora da mama.

    A introdução da agulha poderá ser guiada tanto pela mamografia (geralmente para as microcalcificações), quanto pela ultrassonografia (geralmente para os pequenos nódulos).

    Considerações finais

    O agulhamento é um procedimento bastante simples, sem necessidade de preparos especiais ou tecnologia complexa, consistindo em nada mais do que a colocação de uma agulha metálica na mama para demarcar a localização de uma lesão que será submetida posteriormente a cirurgia, garantindo a adequada retirada da mesma.

    Texto escrito por:

    Dr. Luiz Felipe Boulitreau Assirati

    Médico radiologista, especialista em imagem mamária Laboratório Alta Diagnósticos

    Portal Câncer de Mama Brasil

    Dr. Eduardo Millen • Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
    Dr. Felipe Zerwes • Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
    Dr. Francisco Pimentel Cavalcante • Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
    Dr. Guilherme Novita • São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
    Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho • Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
    Dr. João Henrique Penna Reis • Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791

    Close Menu