A Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) representa o método mais simples de obter material para diagnóstico e avaliar nódulos de mama. Consiste na utilização ideal de uma seringa de 20 ml acoplada a uma agulha fina que introduzida no nódulo de mama, através de delicados movimentos repetitivos, permite a obtenção de células para definição do diagnóstico de câncer de mama.
O método apresenta excelente indicação na diferenciação de nódulos sólidos dos cistos de mama que, por terem seu conteúdo preenchido por líquido, permitem sua aspiração e pronta resolução, com desparecimento do nódulo. Nos nódulos sólidos, não ocorre a saída de líquido e o material obtido é utilizado para preparar uma lâmina que é enviada ao patologista para análise e diagnóstico.
A PAAF apresenta baixo custo e alta disponibilidade, o que permite sua aplicação em qualquer ambulatório/consultório. Nos casos de cistos mamários, é realizada a pronta aspiração. Já nos casos de nódulos palpáveis, permite o envio de células para diagnóstico com rapidez, facilidade e baixo custo, permitindo que a paciente ganhe tempo na obtenção do diagnóstico e planejamento adequado da conduta.
Mas a PAAF não permite a diferenciação entre tumores in situ ou invasivos, além de não ser possível realizar o exame de imunohistoquímica.
Ainda pode ser indicada na avaliação de linfonodos axilares, quando é necessário identificar o envolvimento destes na programação de quimioterapia neoadjuvante e radioterapia adjuvante.
Em resumo, o uso da PAAF representa método simples e prático de obtenção de diagnóstico com baixo custo, principalmente em nódulos palpáveis. Na suspeita clínica e radiológica de câncer, um PAAF negativo não exclui o diagnóstico e deve-se prosseguir a investigação.
- Dr. Eduardo Millen > Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
- Dr. Felipe Zerwes > Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
- Dr. Francisco Pimentel Cavalcante > Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
- Dr. Guilherme Novita > São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
- Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho > Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
- Dr. João Henrique Penna Reis > Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791