Alguns quimioterápicos utilizados para o tratamento de diversos tipos de câncer, possuem um grau de toxicidade renal que varia de acordo com a dose utilizada. De modo geral, eles são eliminados do organismo pela urina, em forma de metabólitos (subproduto de transformação metabólica da droga no organismo) ou como droga ativa, por isso, o quimioterápico pode ocasionar lesão nas células renais ou levar a nefropatia obstrutiva como resultado da precipitação de substâncias.
Por isso, durante o tratamento de câncer, é muito importante que você esteja bem hidratado. A água é necessária para manter seu corpo funcionando em sinergia. É fundamental para regular sua temperatura e eliminar os resíduos e toxinas.
Mesmo a desidratação leve pode causar alguns sintomas:
- Fadiga (cansaço),
- Boca Seca,
- Dor de Cabeça,
- Irritabilidade,
- Constipação, e
- Náusea.
Dicas para evitar a desidratação:
Consumir entre 8 e 12 copos de água ao dia. Caso o seu paladar esteja com gosto metálico, saborizar a água é uma ótima dica. Coloque rodelas de gengibre, folhas de hortelã, alecrim, canela em pó, cravo, anis, rodelas de limão ou laranja. Sucos naturais também podem ser incluídos.
No caso de febre, diarreia ou vômito, você precisará de mais líquidos. Não espere a sede chegar, nem sempre é um bom indicador de que você está hidratado. Procure controlar a quantidade de líquidos consumidos ao longo do dia, utilize garrafinhas ou registre num diário para ter certeza de que está consumindo líquidos suficiente para manter-se hidratado.
Lembrete importante para os gaúchos !! Chimarrão não deve ser contabilizado como água. É diurético e pode levar a perda de líquidos pelo corpo.
…
Nutricionista Oncológica Fernanda. S. Bortolon
CRN2 6210 – Porto Alegre / RS