O mastologista é o médico especializado em doenças mamárias. Cabe a este profissional o diagnóstico e o tratamento de todos os problemas relacionados à glândula mamária, desde as alterações benignas até o câncer de mama.
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Mastologia é a especialidade médica que estuda, previne, diagnostica e trata as doenças, alterações congênitas e adquiridas das mamas ou a elas relacionadas, promovendo e executando, à luz do que dispõe a Ciência Médica, os meios terapêuticos – cirúrgicos, reparadores e clínicos – necessários.
O mastologista é o médico portador do título de especialista conferido pela Sociedade Brasileira de Mastologia ou de título similar desde que devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina.
Inicialmente, o tratamento dos problemas mamários era feito pelo cirurgião geral. Alguns países, dentre eles o Brasil, também tinham ginecologistas que cuidavam desta área. Porém, nas últimas décadas surgiram inúmeros avanços no tratamento das doenças mamárias, principalmente do câncer de mama. Com o aumento da informação e complexidade, tornou-se necessário o surgimento de médicos com conhecimento da clínica e da fisiologia mamária, dos exames diagnósticos, das diferentes cirurgias e dos tratamentos medicamentosos.
Hoje, o mastologista está habilitado pelo Conselho Federal de Medicina a realizar exames de imagem, biópsias percutâneas, tratamentos cirúrgicos, reconstrução mamária, cirurgias estéticas da mama e tratamentos medicamentosos, incluindo a quimioterapia.
A formação do mastologista consiste em dois anos de residência médica em Mastologia. Só podem ser candidatos os médicos que tenham concluído residência médica em Cirurgia Geral ou Ginecologia e Obstetrícia.
Apesar da residência médica em Mastologia focar principalmente em cirurgia mamária, o especialista em formação também acompanha os serviços de imagem e biópsia mamária, patologia, radioterapia e oncologia clínica. Além disso, os mastologistas devem fazer a prova do Título de Especialista em Mastologia (TEMa), organizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e pela Associação Brasileira de Medicina (AMB). Além dos egressos de residência médica em Mastologia, esta prova também pode ser feita por profissionais que tenham formação em Cirurgia Geral ou Ginecologia e tenham ao menos quatro anos de experiência prática no tratamento de problemas mamários.
A recomendação é de que todas as pessoas com problemas mamários procurem os médicos mastologistas reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Mastologia.
A lista destes profissionais pode ser encontrada no site da entidade: www.sbmastologia.com.br
- Dr. Guilherme Novita > São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
- Dr. Eduardo Millen > Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
- Dr. Felipe Zerwes > Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
- Dr. Francisco Pimentel Cavalcante > Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
- Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho > Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
- Dr. João Henrique Penna Reis > Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791