O que é atipia epitelial plana na mama?
A atipia epitelial plana é uma lesão benigna com estrutura parecida com as hiperplasias ductal ou lobulares com atipia. Apesar disto, neste caso não existe aumento no risco de câncer de mama. Geralmente diagnosticado ao acaso em biópsias e necessita pequena cirurgia para excluir lesões mais graves ao redor. Não há necessidade de tratamento ou medicações preventivas.
A atipia epitelial plana se caracteriza por uma ou mais camadas de células de formas iguais no revestimento do ducto mamário e presença de baixo grau de atipia.
Como detectar a atipia epitelial plana?
As principais alterações mamográficas são microcalcificações. Mas, algumas vezes o diagnóstico ocorre por acaso, como achado incidental de biópsias realizadas por outros motivos.
Estas lesões raramente apresentam sintomas e não costumam ser vistas em exames de ultrassom ou ressonância magnética.
A biópsia por agulha grossa (core/trocarte ou mamotomia) é a forma mais comum de detectar este tipo de alteração. Porém, este tipo de biópsia retira apenas uma amostragem de parte da lesão. Em cerca de 40% das vezes pode existir algo mais grave associado, tal como hiperplasia com atipias ou até lesões tumorais, que podem ter passado desapercebidas neste tipo de biópsia.
Nos casos que toda a imagem suspeita saiu na biópsia, raramente existe carcinoma ductal in situ (menos que 5%) ou invasor (menos que 1%) associado, mas cerca de 40% dos casos podem ter hiperplasias com atipias.
Portanto, as pacientes com achado de atipia epitelial plana em biópsias com agulha grossa geralmente são aconselhadas a realizar uma pequena cirurgia para retirada de toda a área ao redor da biópsia e descartar a presença de lesões de mais risco.
Algumas pacientes com achados incidentais (ou ao acaso) ou que foram submetidas à biópsia a vácuo com retirada completa da lesão imagenológica podem não fazer a cirurgia, mas devem fazer um controle rigoroso com exames de imagem seriados.
Quando existe lesão residual após a biópsia, o risco de lesões mais graves associadas é maior e a cirurgia é sempre necessária para descartar esta possibilidade.
Como tratar a atipia epitelial plana?
Este tipo de lesão não é uma doença e não aumenta o risco de câncer de mama. Sendo assim, não existe necessidade de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou bloqueio hormonal.
Há poucos anos, a atipia epitelial plana era pouco conhecida e muitas vezes tratada de forma semelhante às hiperplasias com atipia. Porém, estudos recentes demonstraram que as mulheres com atipia epitelial plana apresentam o mesmo risco de câncer de mama que aquelas com lesões puramente benignas.
Em resumo, podemos dizer que a atipia epitelial plana é um tipo de lesão benigna, mas que pode estar acompanhada por lesões mais graves e necessita de retirada cirúrgica de toda a área suspeita. Após a confirmação do diagnóstico não há necessidade de outros tratamentos.